Polícia Militar

Incêndio em Xinguara alerta mais uma vez sobre a necessidade de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município

Polícia Militar, em ato de bravura, assume papel do Corpo de Bombeiros e contém incêndio em Xinguara

No início do último dia 2 de junho, por volta das 03h45 da manhã, iniciou-se um incêndio no prédio da Auto Elétrica Potência, localizada nas dependências do pátio do Posto de Combustível Prima Vera, às margens da Av. Amazonas, em Xinguara.

Rapidamente, o incêndio tomou grandes proporções, tão grandes que de qualquer ponto da cidade era possível avistar as altas labaredas. Como a cidade não conta com Corpo de Bombeiros, todas as guarnições da Polícia Militar do 17° BPM foram acionadas para se deslocarem ao local do incêndio. Quando as equipes da PM chegaram, perceberam que o prédio estava em chamas, com explosões no seu interior e desabamentos na estrutura do telhado.

Para garantir a segurança das pessoas presentes, a Guarnição do Oficial de Dia foi em busca de um carro-pipa, enquanto a Guarnição do Recobrimento permaneceu no local e a Guarnição do Adjunto ficou responsável por atender outras ocorrências na cidade.

Devido ao intenso calor e às explosões, os policiais foram obrigados a arrombar uma porta lateral que dava acesso a um compartimento cheio de objetos inflamáveis (garrafas PET cheias de gasolina), bem como quebrar a porta de vidro da frente do estabelecimento para adentrar na parte interna e utilizar vários extintores de incêndio, visando amenizar e evitar a propagação do fogo e controlar as explosões. Além disso, todos os caminhões e seus respectivos motoristas, que estavam dormindo no pátio do posto de combustível, foram retirados.

O proprietário do posto, Dionísio Sinhorin, informou aos policiais que os caminhões ao lado do incêndio estavam todos abastecidos com gasolina e polietileno, aumentando ainda mais o risco de uma tragédia maior.

Com a chegada dos carros-pipa, mesmo com as estruturas das paredes rachando e o risco de desabamento iminente, os policiais do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM) utilizaram os jatos d’água para controlar o incêndio. Após quase três horas de trabalho árduo e arriscado pelos bravos policiais da PMPA, o fogo, que poderia se alastrar pelos arredores do posto de combustível, foi controlado e o risco de novas explosões foi contido.

Nunca é demais citar os nomes dos heróis que participaram da missão, evitando uma grande tragédia, uma vez que o incêndio ocorreu no pátio de um posto de combustível, com vários caminhões-carreta abastecidos com diversos tipos de combustível.

 Participaram da missão os seguintes policiais: 2° TEN Audry, 3° SGT Alvará, 3° SGT Ernandes, CB J. Henrique, SD Alcântara e SD F. Santos. É importante lembrar que alguns deles saíram lesionados, mas honrados por cumprirem com o papel de sempre proteger a sociedade.

A população de Xinguara espera com ansiedade pela instalação da base do Corpo de Bombeiros no município, já anunciada pelas autoridades competentes. O que se espera é que não fique apenas nas palavras, mas que realmente se concretize.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo